terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Werther

Atenção, isso é só uma ajuda para os alunos do 2º ano que leram o livro.

Amor não domina, cultiva
Göethe
Quando Göethe escreveu o livro não esperava que ele fizesse tanto sucesso, junto de Fausto são livros clássicos da literatura alemã.

A obra é um romance epistolar escrito em 1774.

O livro conta a paixão do jovem Werther pela gostosa fascinante Charlotte que era comprometida (e depois casada) com Alberto. O coitado do Werther culpando-se do amor que sentia pega as malas e se manda para outra região (mas, claro, não esquece a amada).

Charlotte casa-se com Alberto que começa a sentir ciúmes de Werther (que ainda nutre um amor platônico pela mulher) e, percebendo que estava sendo um pé-no-saco, promete nunca mais visitá-la e no último encontro lê, em voz alta, os contos de
Ossain. Os dois se comovem, choram, se abraçam e se beijam; mas em seguida Charlotte tem repulsa dele (e diz que nunca mais quer vê-lo).

O rapaz acaba indo embora pensando que a garota o ama, mas ciente que é um amor impossível. Resolve então suicidar-se e pede as pistolas do Alberto. Charlotte, com o coração despedaçado, envia as armas. O idiota apaixonado dá um tiro na cabeça e morre.

A morte dele é a prova da intensidade do amor romântico e doentio. É o escapismo do romantismo.

Curiosidades

  1. Göethe se apaixonou por uma mulher chamada Charlotte, mas não se matou por ela.
  2. O livro quando foi lançado causou uma onda de suicídios pela Europa, alguns governos tentaram impedir a circulação da obra.

0 comentários:

 

Capaz, né! Design by Insight © 2009